terça-feira, 15 de setembro de 2009

16 de Setembro: Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio

A Ozonosfera (camada de ozônio) está localizada na Estratosfera, conferindo a área da atmosfera terrestre que maior concentra ozônio (O3). Esta camada nos protege de raios ultravioletas, sendo um filtro a favor da vida, pois sem ele não haveria formas de vida na Terra. Esta camada protege-nos de possível câncer de pele, além do que os raios ultravioletas atrapalham o sistema imunológico. As plantas também ficam debilitadas quando muito expostas à radiação.

Há evidências científicas de que substâncias fabricadas pelo homem estão destruindo a camada de ozônio. Em 1977, cientistas britânicos detectaram pela primeira vez a existência de um buraco na camada de ozônio sobre a Antártida.

Diversas substâncias químicas acabam destruindo o ozônio quando reagem com ele. Tais substâncias contribuem também para o aquecimento do planeta, conhecido como efeito estufa. A lista negra dos produtos danosos à camada de ozônio inclui os óxidos nítricos e nitrosos expelidos pelos exaustores dos veículos e o CO2 produzido pela queima de combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Mas, em termos de efeitos destrutivos sobre a camada de ozônio, nada se compara ao grupo de gases chamado clorofluorcarbonos, os CFCs.


Fonte: WWF