terça-feira, 1 de setembro de 2009

Projeto quer banir agrotóxicos de São Paulo

Lista é composta por 14 produtos que podem causar câncer e problemas no sistema nervoso.


Projeto apresentados ontem na Assembléia Legislativa prevê a proibição à importação de 14 produtos químicos que compõe 200 agrotóxicos utilizados na produção agrícola de São Paulo.
Autor do projeto, o deputado Simão Pedro (PT), informa que os pesticidas relacionados podem causar câncer e problemas no sistema nervoso como a depressão. "Estudos do Ministério da Saúde confirmam a relação de produtos como a fosmete, forato e a lactofem, todos presentes nos agrotóxicos, com diferentes tipos de câncer", diz o deputado.
Segundo o texto, os agrotóxicos serão substituídos por fertilizantes orgânicos, o que reduziria o gasto do Estado com tratamentos de saúde.
Simão Pedro explica que os produtos agrícolas têm como principal destino a produção de tomates, laranja e de cana-de-açúcar. "Só a cana representa 50% da produção paulista. O risco atinge a produção familiar e o chamado agronegócio", informa o deputado. Pelas contas de Simão Pedro, dos R$ 730 milhões gastos com agrotóxico no país, 40% são desembolsados por produtores paulistas.
Antes de chegar ao plenário da Assembléia, o texto precisa passar pelas comissões de Constituição e Justiça e de Agricultura e Pecuária.

Fonte: Jornal Metro de 01 set 2009